Vamos Desvendar a Guarda X? Conheça o Sistema Estratégico de Passagem da Guarda X

Hoje, apresentamos o professor Johnathan “Jow Jow” Rodrigues, que traz os vídeos mais recentes da série instrucional da GB Online. O time da GB Online se reuniu para conversar com o Professor Jow Jow e conhecer melhor quem está por trás dessas técnicas.

O Professor Jow Jow começou no Jiu-Jitsu aos 10 anos de idade em Belo Horizonte, MG, Brasil. Um dia, enquanto nadava em um centro comunitário, ele notou uma aula de artes marciais acontecendo em uma das salas do local. O jovem Johnathan se aproximou do instrutor e disse brincando: “Ei, eu já lutei MMA no passado… O que preciso para treinar Jiu-Jitsu com vocês?”

O instrutor concordou que ele participasse das aulas com uma condição: Johnathan precisaria perder um pouco de peso. O Professor Jow Jow explica que, quando criança, sofria com a balança. Então, ele motivou-se por esse desafio de perder peso e provar ao instrutor de Jiu-Jitsu que era dedicado e que estava à altura daquela missão. 

O Professor Jow Jow começou a treinar com o Professor Caio Gregório, faixa-preta graduado pelo Professor Erik Wanderley da GB. Jow Jow explica que, por falta de recursos, a escola em que ele praticava não reunia condições para ser uma unidade oficial da GB, mas que sempre competiu sob a bandeira da Gracie Barra de Belo Horizonte.

A retribuição

Anos mais tarde, quando o Professor Jow Jow já havia se mudado para os EUA, pôde dar algum suporte financeiro para a academia onde começou a treinar em Belo Horizonte e auxiliá-los a se tornarem uma escola oficial da GB. A ajuda financeira contribuiu para reformas da escola e patrocínio de uniformes para os alunos mais jovens. Jow Jow atribui ao Professor Flávio Almeida e a outros na região do Arizona o crédito por conseguir tirar essa ideia do papel.

 O Professor Jow Jow tem orgulho de suas raízes na GB Pompeia de BH e atualmente é um atleta de alto nível representando a Gracie Barra e auxiliando os alunos da unidade de North Phoenix, no Arizona (EUA). Ele alcançou a faixa-preta sob orientação do Professor Flávio Almeida e de seu professor no Brasil, Caio Gregório. 

Competições 

Crédito da foto: @toxagb no Instagram

Além da retribuição ajudando outras pessoas em sua jornada no Jiu-Jitsu, hoje o Professor Jow Jow é um homem de família e segue competindo ativamente pela Gracie Barra em alguns dos tatames mais importantes do mundo.

“Eu vivo a minha vida pelo Jiu-Jitsu. Isso é tudo que eu sempre quis fazer. Poder viver do Jiu-Jitsu e morar nos Estados Unidos. Ter uma família aqui e ainda ajudar a minha escola no Brasil.” – Professor Jow Jow.

Crédito da foto: @toxagb no Instagram

O Professor Jow Jow começou a competir desde o início dos treinos no Jiu-Jitsu. Um dos seus momentos de destaque nas competições foi a final do Pan-Americano No-Gi em 2018. Ele competiu por diferentes faixas no difícil Campeonato Brasileiro, alcançando bons resultados na Copa Pódio, nos torneios da CBJJ, no Brasileiro de Equipes, na seletiva profissional de Abu Dhabi, além de diversas participações em Campeonatos Mundiais.

O sistema de passagem da meia guarda X 

Quando o professor Jow Jow conferiu o conteúdo instrucional disponível na GB Online, identificou uma área em que poderia contribuir com sua experiência: a meia guarda X, especialmente com dicas sobre como se defender e passar a posição.

“O principal motivo é que, com o tempo, consegui desenvolver algumas formas de passar a guarda X e a meia guarda X bem eficientes para as competições. Construí um jogo forte de passagem.” – Professor Jow Jow.

Embora exista muito conteúdo técnico sobre como jogar da meia guarda X, há pouca informação sobre como passar esta guarda. Então, Jow Jow entendeu que sua experiência poderia ajudar a preencher essa lacuna de conhecimento dos alunos e competidores da GB.

Como professor, ele vê muitos alunos de jiu-jitsu com dificuldades em posições que não conhecem bem, e a meia guarda X é o melhor exemplo disso.

“Percebi que a maioria dos praticantes de jiu-jitsu tem dificuldades de passar a guarda X e a meia guarda X. Quero mostrar que isso não é o bicho de sete cabeças que muitos pensam” diz, sorrindo.

Por trás do desenvolvimento do seu sistema de passagem da guarda X e meia guarda X, há um desejo sincero do Professor de contribuir com a comunidade do jiu-jitsu. “Quero tornar a comunidade da GB ainda mais forte e ajudar cada um a desenvolver seu jiu-jitsu. Minha vontade é mostrar um pouco do que sei e do que pude desenvolver”, explica.

Crédito da foto: @toxagb no Instagram

O sistema de passagem e finalizações

O foco da passagem da meia guarda X do Professor Jow Jow é, obviamente, o emaranhamento de pernas na meia guarda, mas ele também traz técnicas de passagem da guarda X. Além disso, o Professor ensina ataques de finalização que nascem dessas passagens. 

“Eu trago as passagens da guarda X, trago passagens da meia guarda X, e também apresento finalizações, entrando com chaves de braço, chaves de pé e com a pegada das costas”, diz.

A meia guarda X nas competições

A posição da meia guarda X, também conhecida como emaranhamento de pernas Ashi Garami, é muito importante para as chaves de perna que vemos na maioria das finalizações durante as competições.

Um ponto fundamental do sistema de passagem do Professor Jow Jow é entender o emaranhado de pernas e como evitar ser finalizado por ataques de perna da meia guarda X/Ashi Garami.

“As últimas quatro técnicas da série de vídeos abordam quando a pessoa começa a reagir ao passador. A reação é entrelaçar as pernas. Nos vídeos, ensino a reagir a essa situação, entrando na passagem de leg-drag e pegada das costas”, explica o Professor Jow Jow.

Nos torneios, a passagem da meia guarda X tem sido parte importante do sucesso de Jow Jow. Suas técnicas foram testadas sob a alta intensidade das lutas competitivas.

“Com o tempo, consegui desenvolver uma série de passagens nas competições do Brasil e mesmo no Arizona. Quando estou na posição de passagem, às vezes até dou a perna para o adversário para concluir minha a passagem. Me sinto muito confortável nessa situação para passar e chegar às costas. Eu espero pela reação deles.”

A meia guarda X nas competições sem kimono

O Professor Jow Jow está ansioso para competir em mais eventos sem kimono no futuro. Seu sistema de passagem da meia guarda X também é perfeitamente aplicável à modalidade. 

“O sistema funciona tanto no jiu-jitsu com kimono, quanto sem kimono. Existem algumas posições em que mostro, por exemplo, como chegar à chave de braço da meia guarda X, que funciona principalmente na luta com kimono. Mas também consegui chegar às finais do Pan Sem Kimono graças à chave de pé que ensino no tutorial”, conta.

“Estava competindo no Pan e fiz quatro lutas. Nas quatro, consegui aplicar a mesma posição. Cheguei às finais graças a ela”, relembra o Professor Jow Jow.

Jow Jow compartilha um de seus segredos para a passagem da meia guarda X: “Nos vídeos, mostro como passar a meia guarda X controlando a manga do adversário. Mas você não precisa necessariamente da manga. Por isso digo que ela funciona tanto nas lutas com kimono, quanto sem kimono. O principal é se equilibrar e saber colocar seu peso na perna que o adversário está tentando dominar. Ao manter seu equilíbrio, você consegue passar e alcançar as costas.”

Desenvolvendo a passagem da guarda X

O Professor Jow Jow explica que, quando as competições se aproximavam no Brasil, o foco da sua escola era a passagem de guarda. Competindo nas categorias Galo, Pluma e Pena, ele tinha dificuldades com a situação (comum nos torneios) da puxada dupla para a guarda. Ele tinha pouca experiência para lidar com o emaranhamento de pernas até participar de um camp com o Professor Samuel Braga, em Knoxville (EUA). 

“Eu vinha perdendo nas competições por um erro na puxada dupla para a guarda e não sabia o que fazer quando prendiam minhas pernas. Ou eles ganhavam 2 pontos de mim, ou ficávamos na guarda 50/50. E eu perdia a luta por isso.” – Professor Jow Jow.

Então, ele se reuniu com seu professor e discutiu a necessidade de desenvolver uma estratégia para encarar essa situação nos torneios. Para vencer competidores fortes no emaranhado de pernas, Jow Jow precisou praticar muito e se aprimorar nas puxadas duplas para a guarda. 

“Sempre que você chega por cima em um cenário de puxada dupla, acaba na meia guarda X. E por isso consegui desenvolver meu jogo nessa posição”, explica o Professor Jow Jow.

Estratégia de finalização da meia guarda X 

O Professor Jow Jow é um aluno aplicado no estudo de vídeos das competições de alto nível. Ele observa: “Em uma competição, os momentos de desequilíbrio surgem na meia guarda X. É ali que você acerta suas finalizações. Quando você desequilibra o adversário, ele esquece o que estava fazendo e você tem a chance de finalizá-lo ou aplicar uma raspagem. Num cenário competitivo, essa posição é realmente forte. As pessoas têm usado bastante e muita gente tem grandes dificuldades para passar. Isso acontece se o guardeiro é muito bom na meia guarda X ou se o adversário não sabe se defender”. 

O Professor Jow Jow está muito empenhado em ensinar a usar seu sistema de passagem da meia guarda X, ajudando a elevar a passagem de guarda para um outro nível. Ele explica que, ao ensinar suas técnicas a mais pessoas, os adversários melhorarão e também o obrigarão a seguir evoluindo. Assim, todos ganham.

“Quero ajudar todo mundo e tornar a comunidade da Gracie Barra ainda mais forte.”

Confira os vídeos do Professor Jow Jow na GB Online, disponíveis a partir de 6 de dezembro de 2022.

Blog escrito originalmente em inglês por Mark Mullen, faixa-preta da Gracie Barra

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *