O JIU-JITSU GB

O segundo dia da Conferência Internacional da Gracie Barra proporcionou aos
participantes a oportunidade de refinarem o jogo técnico nos tatames. Os 800 m2 de dojô com diferentes aulas rolando, agigantaram a experiência de quem garantiu presença nesse evento.

Na primeira parte do cronograma crianças, adultos e mulheres de todas as idades usufruíram dos conhecimentos dos palestrantes Villem Coelho (GB Jacarepaguá) com o seminário “Jiu-Jitsu de Competição para Crianças”; Vinicius “Draculino” e Rodrigo Fajardo “Pimpolho” – “Estratégias de Competição para Atletas de Alto Rendimento”; e das professoras, Vanessa Silva e Carla Ferreira, com o aulão BarraFit.

 

Villem Coelho ao lado do Mestre Carlinhos

“O tema do meu seminário abordou o jiu-jitsu de competição para crianças e adolescentes. A competição tem um papel muito importante na formação intelectual, pois proporciona inúmeras lições a qualquer indivíduo. Ainda mais quando este recebe orientação filosófica para lutar. Saber que pude ajudar de alguma forma na formação dessas crianças como cidadãos do bem, de bom caráter, me faz mais feliz. Além disso, as diversas atividades em um só tatame, nos permitiram observar uma vitrine da grandiosidade e abrangência dos serviços prestados por nossa Equipe à Comunidade.”
(Professor Villem Coelho, GB Jacarepaguá)

Na segunda parte da manhã, o Mestre Carlos Gracie Jr. vestiu o kimono e reuniu todos para falar sobre a importância da luta em pé. Além de dar detalhes sobre uma das suas quedas mais utilizadas, o Mestre também compartilhou uma boa passagem de guarda com a galera. Uma platéia inteira focada em aprender e impressionada com a pressão das posições que Carlinhos mostrou, durante a execução de cada uma delas.

Ainda anestesiados pelos ensinamentos do Mestre, o dia seguiu com mais 8 seminários! Os Mestres Maurício Robbe e Frederico Pimentel abordaram o tema “Passagem de Guarda Básica e Eficiente”, ambos na faixa vermelha e branca, demonstraram que o be a bá do jiu-jitsu continua sendo o forte do esporte.

Ao mesmo tempo em que essas lendas do bjj ensinavam, o professor Diogo Almeida compartilhava com os nossos pequenos campeões do futuro, técnicas para uma guarda aberta afiada. Aproveitando a deixa do carioca, o casal multi Campeão Mundial (IBJJF), Bianca Andrade e Diojones Farias (GB Alagoas), ajudou a criançada a criar uma boa estratégia para o jogo por cima.

É claro que as quedas não poderiam passar desapercebidas pela CIGB! O faixa preta 5º grau, Henrique Machado foi cercado por inúmeros alunos (as) interessados em aprender tudo de melhor que o colaborador regional do Amazonas tinha a oferecer. O resultado foi uma aula cheia e muito aprendizado.

Embora o jiu-jitsu desportivo tenha sido predominante, a essência do bjj não poderia ficar de fora. Alessandro Marins, há 25 anos na Gracie Barra, comandou a aula “O Sistema de Defesa Pessoal do Jiu-Jitsu ” e arrancou elogios da galera. Em um alto nível técnico, a primeira parte da tarde foi encerrada com o super seminário dos irmãos Estima!