Vencendo no Jiu-jitsu e na Vida com o Prof. Jefferson Moura (Parte 2)
“O Jiu-Jitsu é assim o tempo todo, uma vez você ganha, outra vez você aprende, está sempre começando de novo, tentando algo diferente e melhor até começar a ganhar.”
Esta semana no Blog da Gracie Barra nos conectamos com o Prof. Jefferson Moura, que foi instrutor-chefe da escola original Gracie Barra, no Rio de Janeiro, há vários anos e tem algumas palavras inspiradoras para os alunos da Gracie Barra.
GB: Você pode falar sobre sua filosofia de jiu-jitsu e vida? O que o Jiu-Jitsu da Gracie Barra significa para você?
Jeff:
Eu falo sempre para os meus alunos que a vida e a filosofia do jiu-jitsu andam sempre lado a lado. Isso serve para crianças , adultos, pais de família, estudantes , ETC…. para qualquer um.
Tenho vários exemplos, mas vou dizer um:
Você que está em casa é pai, está cheio de preocupações por causa da vida e tem grande responsabilidade com sua esposa e filhos ou filhas, se você não tiver o autocontrole a responsabilidade de manter tudo equilibrado, as coisas acabam acontecendo diferentes. Mas se você é um praticante de jiu-jítsu e consegue ter autocontrole sobre o seu treino nas horas mais difíceis, porque você não vai ter autocontrole quando a vida vai estar te pressionando?
Se você souber levar o jiu-jitsu para dentro da sua vida, tenho certeza que o resultado no final sempre será positivo, até mesmo nas suas derrotas porque aqui no jiu-jitsu nós aprendemos que com a derrota nós crescemos e voltamos mais fortes.
Seu adversário de treino é como se fosse a vida , você precisa usar a filosofia do Jiu-jitsu no seu dia para ter o respeito, a disciplina, os hábitos saudáveis, saber a hora de respirar, esperar a boa oportunidade, usar um movimento extra, aguentar a pressão até a hora dela passar e até mesmo na hora que a vida te derrubar, você sabe que pode começar de novo e fazendo melhor, saber qual o momento certo de estar ali para atacar e se chegar em uma finalização para sair vitorioso.
O jiu-jitsu é assim o tempo todo, uma hora você ganha outra hora aprende, está sempre recomeçando, tentando algo diferente e melhor até começar a ganhar.
Então eu pergunto, porque que na sua vida você vai fazer diferente?
Seja um vencedor coloque a filosofia do jiu-jitsu na sua vida.
Qualquer um entendendo isso vai estar preparado para os desafios da vida.
O jiu-jitsu da Gracie Barra pra mim é mais do que uma luta de defesa pessoal ela é: família, estilo de vida, irmandade, Lealdade, legado, é ter a oportunidade de estar fazendo novos amigos.
Você fazer parte da Gracie Barra é saber que o tempo todo vai estar em evolução.
Eu tive muitas aulas com o mestre Carlinhos na primeira escola GB do mundo, ele sempre falou naquela época sobre tudo isso que está acontecendo hoje.
A GB é o nosso Mestre Carlos Gracie Júnior, por isso que quem nunca teve a oportunidade de ter os ensinamentos diretamente dele, tem um caminho para que isso aconteça, nós temos o PCI, lá é onde tem toda as informações necessárias para entender o legado do nosso Mestre, depois, tentando seguir tudo que está ali e acreditando na plataforma online, tenho certeza que você irá replicar todos os ensinamentos aprendido no PCI fazendo acontecer e que estará conectado com todos os valores do Mestre Carlinhos.
ossssssssssssssss
GB: Que conselhos sobre treinamento você pode compartilhar com os alunos da Gracie Barra?
Você que está começando agora o Jiu-Jitsu ou está no meio de sua jornada ou até mesmo para você que já é um atleta ou que está aqui por qualquer que seja o seu objetivo.
Todos vocês precisam entender que o Jiu-Jitsu é uma arte marcial infinita e que está em constante evolução.
Então para o seus treinamentos, vocês precisam o tempo todo estarem estudando posição de jiu em todos os seus detalhes, sempre se coloquem em posições desconfortáveis para fortalecer suas fraquezas, procurem estar com a parte física e alimentação em dia, tente sempre ajustar e fazer uma estratégia diferente para seus ataques, mantenha a musculação em dia para manter suas articulações protegidas, a nossa arte marcial nāo é fácil, precisa de rotina e foco como qualquer desafio que você tem na vida o jiu tem seus momentos bons e difíceis, então nunca pense em desistir porque o faixa preta é o faixa branca que nunca desistiu.
GB: Para terminar, você gostaria de mandar um recado ou agradecer a quaisquer patrocinadores, amigos ou instrutores da Gracie Barra?
Jeff:
Antes de eu ir aos agradecimentos, gostaria que você aluno GB entendesse um modo de pensar e ver as coisas.
Muitas pessoas praticantes de Jiu pensam que o nosso esporte é individual e acaba pensando que a jornada é sozinho, porque na hora de treinar ou na hora de competir só depende de você .
Na minha visão eu posso compartilhar uma maneira diferente de ver esta situação.
Nós precisamos de um parceiro para treinar na escola e de adversários no campeonato para poder ter a chance de ganharmos, temos nossos amigos e família que nos incentivaram a praticar o esporte, tem todos os instrutores, professor e mestre que estavam sempre do seu lado diretamente ou indiretamente fazendo de você uma pessoa e um lutador melhor e todos que já fizeram coach na sua luta falando aquele detalhe na hora certa para você ganhar o campeonato.
Estes conjuntos de fatores mais a sua dedicação vai definir você quem é dentro do nosso esporte.
Eu tive muita sorte de ter passado por tudo isso e ter entendido que para chegar no objetivo eu tive esses fatores que maximizam o resultado até agora e o meu jiu-jitsu tem um pouco de todos que sempre tiveram ao meu lado.
Espero que tenha ajudado você a ver um lado diferente deste esporte que dizem ser individual e que pra mim no fundo não é.
Por tudo isso eu sou grato e deixo todos os meus agradecimentos primeiro para minha família que sempre me incentivaram e estiveram ao meu lado em toda a minha jornada, minha esposa e filho, ao meu primeiro professor Carlos augusto e todos os alunos da escola Carlos Augusto Jiu-jitsu que tiveram comigo naquela época e estão comigo até hoje, aos patrocinadores que sempre acreditaram em mim (Flake, Energia do guaraná, Loft … etc), o meu maior patrocinador de todos estes tempos que é a GB, aos alunos e professores da Gracie Barra Rio Matriz, todas as GBs do Rio de Janeiro, as escolas em que ensinei aulas especiais e fiz seminários, meus alunos de aula particulares que me acompanham até hoje, aos amigos e professor Flavio Almeida, professor Marcio Feitosa e Marco Joca, nós quatro que estamos anos lado a lado por mais de 20 anos lutando pelo Mestre Carlinhos e defendendo o nosso escudo vermelho levando o Jiu-jitsu para o mundo e principalmente ao nosso Mentor, visionário e Mestre Carlos Gracie Júnior que sem ele, nada disso que está acontecendo hoje pelo mundo com o jiu-jítsu seria possível .
Ossssss