Passou e agora? 5 Dicas para você não passar sufoco nos 100kg
Na semana em que nossas escolas trabalharam o tema “Imobilização Lateral” (por cima), nós da GB Brasil trouxemos um blog para ajudar você que ainda não sabe o que fazer quando está sendo imobilizado. Afinal, sempre fica aquela pergunta: o que fazer quando se está por baixo?
Esta dúvida é muito corriqueira entre os praticantes novatos ou mais antigos do jiu-jitsu. Tudo isso, porque a Imobilização Lateral não é uma posição de muitos ataques para quem está por baixo. Logo, ela fica meio esquecida e é menos trabalhada.
Mas se você é daqueles que sempre que passam a sua guarda, já bate aquele desespero, fique tranquilo! Nós separamos 5 dicas valiosas que vão ajudá-lo a melhorar a sua Saída dos 100 quilos!
1- Não ficar com as costas no tatame: Se o oponente passar, não aceite a estabilização com as costas “chapadas” no tatame. Quando isso acontece, o primeiro passo é lutar pela esgrima. Ou seja, ficar de lado, com o braço do adversário esgrimado.
2- Não se desespere: Não conseguiu esgrimar? Calma! Ficar se debatendo, achando que isso vai ajudar só piora as coisas. Além de fazer você cansar e desperdiçar energia, isso vai levá-lo a abrir brechas para que quem está por cima tentar colocar o joelho na barriga, pegar as costas ou até mesmo finalizar.
3- Fechar os cotovelos: Esconda os cotovelos. Os braços abertos dão inúmeras chances de quem está por cima finalizar com chaves e estrangulamentos.
4- Perna cruzada: Mais conhecido como “fazer o 4 com as pernas”. Quando se dobra uma perna sobre a outra diminui-se o espaço para quem está por cima tentar entrar com o joelho na barriga ou fazer a transição pra montada. Esse posicionamento também ajuda na hora de tentar capturar a perna do oponente para colocar na meia-guarda.
5- Não vire de costas: Virar de costas para quem ainda não domina as saídas em que a fuga de quadril é para dentro (em direção ao oponente), pode ser perigoso. Se você ainda não conhece ou não sabe muito bem como fazer essa fuga no sentido contrário para sair debaixo, espere o melhor momento para repor a guarda ou inverter.
6- Foque nas reposições de meia guarda e guarda fechada: Dedique um tempo especial para rever com seus parceiros de treino ou professor particular, as posições que já foram ensinadas sobre as reposições de meia guarda e guarda fechada.
7- Treino específico: Uma verdadeira ferramenta para colocar em prática o que foi estudado. O aluno GB encontra esse tipo de treinamento em especial nas aulas de GB1 junto aos treinos educativos. Afinal, nesse caso, a repetição leva à perfeição!
Gostou? Compartilhe e comente quais os outros tipos de assuntos que você gostaria de ver aqui no nosso site.