Colaboradores Regionais

O desenvolvimento da presença da Gracie Barra em um novo território começa através do trabalho de um líder. Expansão e movimento em diferentes territórios ou áreas geralmente começa com uma escola, então, eventualmente, se espalha para vários outros locais conforme alunos da primeira escola decidem seguir os passos de seus mentores. Este processo vem acontecendo desde que a primeira escola Gracie Barra foi fundada em 1986, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, Brasil. Dependendo de como as regras são definidas e os papéis e relacionamentos são estruturados, o crescimento pode evoluir para uma forte presença regional com várias escolas que funcionem em sinergia. Não fazer isso pode resultar em desordem, a estagnação, e numerosos conflitos entre as escolas. Para garantir o estabelecimento de regras e suporte local, o Mestre Carlos Gracie Jr. nomeia um Colaborador Regional. Nossos Colaboradores Regionais desempenham um papel muito importante na coordenação da implementação dos ensinamentos e filosofia do Mestre Carlos Gracie Jr. em uma cidade, um estado, ou mesmo a nível nacional. Eles direcionam o que chamamos internamente o “Departamento de Operações Regionais (DOR). As escolas Gracie Barra pode contar com o apoio de nossos Colaboradores Regionais em muitas partes do mundo. Estes faixas pretas estão alinhados com a visão do Mestre Carlos Gracie Jr. e ajudam a equipe a progredir e operar de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Gracie Barra Brasil e seu fundador.

Graduados

Lealdade

A Gracie Barra foi fundada em 1986. Ao longo dos anos nós crescemos de uma única escola para mais de 600 localizadas nos 5 continentes. Nosso fundador, Mestre Carlos Gracie Jr., orientou e inspirou várias gerações de lutadores e instrutores de Jiu-Jitsu para trabalhar em conjunto na realização do sonho de levar o Jiu-Jitsu para todos. Estes homens e mulheres são o resultado de muitos anos de treinamento e dedicação ao Jiu-Jitsu. Eles já possuem o nobre título de Faixa Preta da Gracie Barra e continuam a desempenhar um papel ativo dentro da equipe. Os destinos podem ser diferentes, uns se tornam campeões de jiu-jitsu, enquanto outros viajam o mundo para manter o legado vivo ensinando a arte suave. Mas, o objetivo principal é ser sempre o mesmo: o aperfeiçoamento pessoal através da prática do Jiu-Jitsu. Todos os faixas pretas GB continuam sendo alunos, vivendo o estilo de vida do jiu-jitsu e comprometidos com o seu crescimento pessoal. A Gracie Barra concede um certificado de honra ao mérito `a todos os seus faixas pretas, reconhecendo a sua posição e realizações. Também recentemente, foi criado pelo Mestre Carlos Gracie Jr, o GB Legacy Award. Este prêmio tem como objetivo reconhecer a lealdade, apoio, empenho e trabalho árduo dos integrantes da equipe que têm trabalhado para construir Gracie Barra por 25 anos ou mais. Cada um desses indivíduos têm prestado uma enorme contribuição não só para Gracie Barra, mas para toda a comunidade do Jiu-Jitsu, atuando como instrutores, competidores e líderes.

Professores

Paixão

O legado da Gracie Barra é repleto de campeões formados por grandes Professores e Mestres. Indo além das arenas de competição do Jiu-Jitsu, as lições ensinadas por nossos instrutores já impactaram positivamente a vida de centenas de comunidades e milhares de pessoas através dos anos. A nossa missão coletiva é levar uma Escola Gracie Barra a cada cidade do mundo. O Mestre Carlos Gracie Jr. criou uma visão sobre como esta missão deveria ser alcançada e nós iremos ensinar e apoiar aqueles que compartilham da nossa paixão e decidem viver e passar adiante o Jiu-Jitsu e a filosofia Gracie Barra. Nossos Professores são instrutores que detêm o posto de faixas-preta. Normalmente eles terão a tarefa de conduzir as aulas primárias em uma escola GB. Na Gracie Barra, estamos empenhados em desenvolver Professores que tenham uma profunda compreensão das origens da GB e de como sua filosofia, visão, métodos e ferramentas foram desenvolvidos. Nossos Mestres são instrutores que detêm o posto de faixas-vermelha ou preta de 7º e 8º grau. Esses indivíduos são os responsáveis por concederem a honrosa graduação de faixa preta. O fundador da Gracie Barra, Carlos Gracie Jr. detém este título.

Instrutores

Todos aqueles qualificados para ensinar em uma Escola Gracie Barra são instrutores, incluindo os Mestres, Professores, Instrutores Chefe e Treinadores. Os Instrutores da Gracie Barra são responsáveis pelos elevados padrões de etiqueta, instrução e filosofia definidos pelo Mestre Carlos Gracie Jr. e pela Gracie Barra Brasil (entidade responsável por prestar suporte aos nossos instrutores). Para manter a integridade e o foco na segurança em nossas escolas, todos os Instrutores GB são certificados no PCI (Programa de Cetificação de Instrutores). Além disso, é necessário que todos os nossos instrutores possuam a certificação em primeiros socorros.

Os instrutores GB devem reforçar o espírito de família entre alunos, pais e outros instrutores. Sua atitude deve ser sempre positiva e cooperativa para canalizar sua energia criativa para o fortalecimento e o crescimento de nossa família, colocando sempre a equipe à frente das necessidades egoístas individuais.

Os instrutores GB devem nutrir um ambiente cooperativo dentro e fora dos tatames. Eles devem garantir que o domínio competitivo seja restrito aos torneios, assim como a atitude do competidor. Eles devem fazer os alunos entenderem que o progresso não é refletido em sua capacidade de superar um parceiro de treinamento ou a um adversário na competição, mas sim em sua capacidade de se envolver em uma experiência de treinamento onde o vencedor é quem aprende mais.

Os instrutores GB devem disciplinar constantemente os alunos, mas nunca puni-los. Eles devem fazer os alunos entenderem que sem disciplina não há progresso, nem no Jiu-Jitsu nem na vida, e que sem sacrifícios, não é possível alcançar a excelência.

Os instrutores GB devem reforçar que os alunos devem agir com cordialidade e igualdade uns com os outros, independentemente de suas diferenças de raça, credo, gênero, nacionalidade, etc. A hierarquia de faixas deve ser respeitada e a autoridade do Faixa Preta reconhecida com sinceridade.

Os instrutores GB devem reforçar que o Jiu-Jitsu Brasileiro é uma jornada de longa duração sem ponto final. Os estudantes devem ter a Faixa Preta como objetivo mínimo e precisam entender que o progresso representa um compromisso contínuo com o seu crescimento como praticantes de BJJ e seres humanos.

Os Instrutores GB devem liderar pelo exemplo, gentileza e cuidado. A autoridade formal será sempre apoiada por sua autoridade moral constituída por uma atitude positiva, cooperativa e construtiva em relação aos alunos e outros instrutores.

Os instrutores GB devem entender sua importância na vida dos alunos como modelos, bem como sua responsabilidade em trazer o melhor que cada pessoa tem dentro de si.

Os instrutores GB devem entender que dar aula é um privilégio e nunca considerá-la como um fardo. Cada aula é a realização de um sonho, o trabalho da vida do instrutor. Eles devem aproveitar cada minuto e ensinar como se fosse sua última oportunidade de mudar a vida dos alunos para melhor.

Atletas

Lealdade

Nossa equipe de competição, a Equipe GB é conhecida por representar o escudo vermelho nas arenas de Jiu-Jitsu ao redor do mundo. Na GB o Jiu-Jitsu esportivo é altamente valorizado por construir laços estreitos entre alunos, professores, pais e amigos que, com muito orgulho, desfrutam da experiência de ser GB. A emoção daqueles que representam e vibram pelo escudo vermelho é indescritível. A paixão e lealdade ao nosso time resultam em: sucesso, união, cumplicidade e honra de representar e manter vivo o legado do Mestre Carlos Gracie Jr. Através da prática esportiva os alunos crescem, amadurecem, aprendem e se divertem, ao mesmo tempo que trabalham corpo, mente e espírito. A nossa equipe de competição, valoriza as lições que têm sido ensinadas através das competições: a busca pela excelência através do desenvolvimento pessoal e trabalho em equipe. Comportamento ético e responsável dentro e fora dos tatames, liderança, espírito esportivo, respeito aos nossos oponentes, aceitação da vitória com humildade e reconhecimento da derrota com dignidade. Ao abraçar esses valores, os membros da EQUIPE GB criam hábitos que os levam a uma melhor qualidade de vida e bem-estar. Ganhar não é o fim e sim o começo, pois na Gracie Barra acreditamos que os esforços de nosso atletas ao darem o seu melhor resultará em sucesso nos tatames da vida.