Integridade, irmandade e expansão
Em uma vida dedicada ao crescimento e desenvolvimento do Jiu-Jitsu e da Gracie Barra, o Mestre Carlos Gracie Jr. sempre orientou seus esforços e ações baseado em princípios e valores. Entre os valores mais presentes em tudo que o Mestre Carlinhos construiu se destacaram-se irmandade, expansão e integridade. Dito de forma simples por ele mesmo:Os valores e princípios que constroem filosofia pessoal do Mestre Carlos Gracie Jr. definiram em grande parte a cultura da Gracie Barra. A tabela abaixo resume cada um dos valores mais estimados por Carlos e como eles impactaram a nossa organização:“Minha vida é dedicada ao Jiu-Jitsu. Meu objetivo sempre foi construir uma irmandade para liderar a expansão do Jiu-Jitsu, respeitando sempre a essência da nossa arte. Meus alunos são uma extensão da minha família. Eu quero que cada um dos meus alunos desenvolva o seu potencial como ser humano, ajudando na expansão do Jiu-Jitsu. Devemos fazer isso honrando as tradições e os esforços daqueles que vieram antes de nós.”- Carlos Gracie Jr.
Escudo Vermelho
A cor da nossa equipe é o vermelho, e a nossa bandeira é o Escudo Vermelho. O Escudo Vermelho une toda a comunidade GB, incluindo os nossos alunos iniciantes, faixas pretas graduados, atletas da equipe de competição, instrutores e as nossas escolas mantendo o legado vivo.
O Mestre Carlos Gracie Jr. criou o Escudo Vermelho com o objetivo de unificar todos aqueles que representam a Gracie Barra, defendem e passam adiante o legado do Grande Mestre Carlos Gracie e outras lendas do jiu-jitsu como Hélio Gracie e Rolles Gracie.
A força e credibilidade do Escudo Vermelho foi construída ao longo dos anos através de muito trabalho duro e excelência demonstrada por nossos alunos, atletas, instrutores envolvidos em competições de Jiu-Jitsu esportivo, programas de ensino e trabalho comunitário.
O Escudo Vermelho da Gracie Barra é hoje um dos símbolos mais reconhecidos no mundo do Jiu-Jitsu. E todos aqueles que o carregam no peito possuem um profundo senso de lealdade e compromisso com o Mestre Carlos Gracie jr. e com o movimento Jiu-Jitsu Para Todos.
Equipe GB
Nossa equipe de competição, a Equipe GB é conhecida por representar o escudo vermelho nas arenas de Jiu-Jitsu ao redor do mundo. Na GB o Jiu-Jitsu esportivo é altamente valorizado por construir laços estreitos entre alunos, professores, pais e amigos que, com muito orgulho, desfrutam da experiência de ser GB. A emoção daqueles que representam e vibram pelo escudo vermelho é indescritível. A paixão e lealdade ao nosso time resultam em: sucesso, união, cumplicidade e honra de representar e manter vivo o legado do Mestre Carlos Gracie Jr.
Através da prática esportiva os alunos crescem, amadurecem, aprendem e se divertem, ao mesmo tempo que trabalham corpo, mente e espírito. A nossa equipe de competição, valoriza as lições que têm sido ensinadas através das competições: a busca pela excelência através do desenvolvimento pessoal e trabalho em equipe. Comportamento ético e responsável dentro e fora dos tatames, liderança, espírito esportivo, respeito aos nossos oponentes, aceitação da vitória com humildade e reconhecimento da derrota com dignidade.
Ao abraçar esses valores, os membros da EQUIPE GB criam hábitos que os levam a uma melhor qualidade de vida e bem-estar. Ganhar não é o fim e sim o começo, pois na Gracie Barra acreditamos que os esforços de nosso atletas ao darem o seu melhor resultará em sucesso nos tatames da vida.
Gratidão, Apreciação, Legado
Todos nós devemos aprender com nosso passado para educar o futuro. As imagens nas paredes de cada escola da Gracie Barra contam a nossa história desde o início do século XX até hoje. Em primeiro lugar, Mitsuyo Maeda, o japonês com habilidades inigualáveis que trouxe a arte suave ao Brasil. Ao lado, Carlos Gracie Sr., primeiro aluno de Maeda e o primeiro Gracie de todos a aprender o Jiu-Jitsu. Em terceiro lugar, Hélio Gracie, irmão de Carlos e o melhor lutador dos Gracie do seu tempo. Em quarto, Rolls Gracie, um verdadeiro inovador do jiu-jitsu e campeão da filosofia do jiu-jitsu brasileiro. E, finalmente, Carlos Gracie Jr., o fundador da Gracie Barra e visionário do projeto “Jiu-Jitsu para todos”. É nossa tradição recordar as vidas de grandes Mestres e praticantes, tanto como um sinal de gratidão e apreço, como também como fonte de inspiração a partir da qual ainda podemos aprender.Uh é Gracie Barra Aha Uhu ♫
Nos momentos de dificuldade, ou quando temos um desafio pela frente, sabemos a importância da família e dos amigos. No campo esportivo não é diferente. Sempre que um atleta entra na arena de competição, a energia positiva da torcida o contagia e faz seu rendimento crescer.
Para provar que nosso lema é verdadeiro e mostrar que realmente somos organizados como um time e que lutamos como uma família, a Gracie Barra convoca a todos que carregam o escudo vermelho GB no peito a se unirem em uma só torcida, apoiando nossos competidores com uma energia única vinda de diferentes bairros, cidades, estados e até países.
Portanto, na próxima competição, procure no ginásio as camisas vermelhas ou a bandeira da Gracie Barra e se junte a essa família, a sua família, que com esse apoio cada vez mais forte só tende a continuar crescendo. A sintonia entre as academias irá ajudar a Gracie Barra a se tornar ainda maior.
♫ Uh é Gracie Barra Aha Uhu… Uh é Gracie Barra Aha Uhu…! ♫
Onda Vermelha
O que vestimos nos identifica como um grupo e define para muitos, os valores que representamos. O que usamos transmite aos demais uma ideia do que somos. Vestir a camisa vermelha é representar a Família GB.
O orgulho de se fazer parte da familia GB esta estampado no escudo vermelho. E você já se perguntou por que a cor vermelha?
“Eu quero a cor vermelha porque representa o coração, o sangue e o amor. Todos os meus lutadores lutam com o coração, dão o sangue nos treinos e acima de tudo eles amam a nossa família GB, o nosso time Gracie Barra” Mestre Carlos Gracie Jr.
Vestir a camisa vermelha é gritar para o mundo: eu acredito na Gracie Barra.
A Camisa Vermelha busca promover um senso de unidade entre os membros da equipe GB ao redor do mundo. Ela promove união, apoio, igualdade, identidade, filosofia e orgulho de sermos do time GB. Vestir a camisa vermelha é afirmar: eu faço parte da Equipe GB.
A Camisa Vermelha visa o respeito, irmandade, amizade, lealdade e amor ao time GB. Vestir a camisa vermelha é estampar no peito: eu sou Gracie Barra.
“Quando eu coloco a camiseta vermelha e me dirijo ao torneio, eu automaticamente me torno alguém mais forte, mais rápido e imbatível… porque eu sei que haverá centenas de irmãos GB vestindo a mesma camiseta, representando os mesmos valores e me apoiando no campo de batalha, competindo ao meu lado ou torcendo das arquibancadas. Isso é a Gracie Barra” Prof. Philipe Della Monica
Espalhados pelo mundo as pessoas se deparam com o mar vermelho da GB, identificam nosso uniforme e sabem que ali existe um membro da família Gracie Barra que defende a nossa mentalidade, representa a nossa filosofia e nossos valores. Vestir a camisa vermelha é manter o nosso legado vivo.