Gracie Barra Brasil

Jiu-Jitsu for Everyone
Gracie Barra wear
Search

GB Blog: Graus na Faixa: Entenda a sua importância

Nos últimos 10 anos, o mundo do jiu-jitsu passou por importantes mudanças. Nesse mesmo período, o nosso fundador e mestre, Carlos Gracie Jr, enxergou mais além: Por que não levar o Jiu-Jitsu para todas as pessoas em nossas comunidades? A realização da visão do mestre é também a resposta a essa pergunta: o JITSU PARA TODOS! Hoje, com mais de 700 unidades espalhadas pelos 4 cantos do mundo, atingimos diferentes tipos de pessoas que naturalmente, ao se comprometerem com a caminhada na arte suave, passarão por “muitos graus” até chegarem a Faixa Preta (verdadeiro início da trajetória). Mas, por que recebe-se graus na faixa?

Nos primórdios tempos do jiu-jitsu encontrar a ponteira com graus era raridade. A fama e o grande crescimento do esporte fizeram com que a CBJJ (Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu) criasse regras para a graduação de adultos e crianças. Essa importante mudança veio para organizar e criar um tempo hábil para cada graduação. Desta forma, as pessoas podem se desenvolver e se manterem estimuladas a continuar aprendendo.

Foto: Gracie Barra Colombo

Embora as regras pré estabeleçam o tempo para cada faixa e seus respectivos graus, elas não isentam o professor de avaliar o aluno para cada promoção. Avaliar a parte técnica é indispensável, mas não se pode deixar de levar em conta a conduta do aluno(a) durante as competições, com os parceiros de treino, entre outros pontos que possam refletir diretamente com a evolução dentro dos tatames.

Foto: GB Barra Square-RJ

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *