Gracie Barra Brasil

Jiu-Jitsu for Everyone
Gracie Barra wear
Search

GB Blog: Joelho na barriga: Como posicionar?

O jiu-jitsu é uma arte rica em técnicas e, principalmente, em detalhes. São eles que fazem a diferença na hora do treino ou de uma luta na competição. Garantir os pontos, estabilizar as posições podem fazer uma grande diferença no final. No blog de hoje, vamos abordar o joelho na barriga – uma das imobilizações mais comuns na hora de ganhar os 2 pontos no placar.

Quando bem posicionado, a pressão sobre a barriga do oponente o faz perder o gás e, consequentemente, leva a quem está por cima a ganhar os pontos. Mas será que você vem se posicionando de maneira correta nesta situação?

Durante os treinos é comum vermos um colega tentar entrar com joelho e não conseguir. Isso pode estar ligado ao lugar que ele o posiciona. O correto é colocá-lo no centro da barriga, pressionando, fazendo o domínio do joelho e da gola do oponente e mantendo o corpo posturado (coluna ereta). Desta maneira aumenta-se a pressão e diminui a mobilidade de quem está embaixo. Mas e a galera que atravessa o joelho por cima, está errado?

Joelho posicionado no centro da barriga, com domínio do joelho e gola do oponente

Joelho posicionado no centro da barriga, com domínio do joelho e gola do oponente

Claro que não. A diferença do joelho diretamente colocado sobre a barriga, para o atravessado está na pressão e objetivo de quem está por cima. Atravessá-lo, colocando a ponta do joelho no chão e mantendo a parte da frente do tornozelo em total contato com o corpo do oponente, ajuda a conquistar a montada (4 pontos) com mais facilidade.

Joelho totalmente atravessado ajuda na conquista da montada

Joelho totalmente atravessado ajuda na conquista da montada

Dúvidas sanadas? Agora vista seu kimono e corrija os detalhes. Afinal, refinar a técnica é aperfeiçoar seus conhecimentos, melhorar nos treinos e chegar mais perto da vitória.

BONS TREINOS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *