Gracie Barra Brasil

Jiu-Jitsu for Everyone
Gracie Barra wear
Search

GB Blog: 3 Dicas para deixar a sua Guarda afiada!

Na vida dentro dos tatames, 50% do seu tempo será praticando a boa e velha clássica guarda fechada. Logo cedo, ela se torna algo muito importante na sua vida como praticante. A sofisticação da posição de guarda é a diferença mais significativa entre o jiu-jitsu e as outras artes do mundo.

Ter um bom jogo por baixo é ter um leque de finalizações e raspagens, é esse o motivo que faz da guarda um fundamento tão relevante na hora da luta. Embora a fechada seja o ponto de partida para outras dezenas de posições, nela também encontramos outras variações que a tornam um perigo para o seu oponente.

Nos seus mais diversos estilos, deve-se saber usar a ferramenta certa para o momento certo. Ou seja, de acordo com o posicionamento do seu adversário é que determinada guarda acontece. Por exemplo, se você está treinando com um cara que gosta de passar abraçando, colocando pressão nas costas, é melhor que você trabalhe de guarda aranha, uma vez que você cria distância e tem mais opções para liquidar esse tipo de passador.

Nos currículos de aula Gracie Barra (GB1, GB2 e GB3), você aprenderá diferentes estilos e técnicas com origem por baixo. Básicas ou mais elaboradas, existem pontos cruciais que muitos Faixas Pretas consideram indispensáveis para um bom jogo de guarda eficiente. Confira os 3 requisitos para uma guarda forte e efetiva!

 

  1. ATAQUE!
    Puxou para a guarda? Tem que atacar! Não espere o oponente se acomodar para passar. Tenha uma sequência de ataques e raspagens para surpreender o adversário. Tome você a iniciativa e busque a luta.Mantenha sempre o controle da postura, use as pernas e pegadas na gola, mãos no cotovelo em busca do domínio e momento certo para finalizar ou inverter. Impondo esse ritmo, o oponente não terá tempo para passar e ficará focado em se defender. Quando o passador está constantemente defendendo um ataque após outro ataque, ele tem pouca oportunidade de começar sua própria ofensiva.
  2. PEGADAS FIRMES
    A pegada dois em um na gola, tradicional no jogo do campeão Roger Gracie, é duplamente eficaz e realizada duas coisas ao mesmo tempo: 1- quebra a postura e 2- abre a oportunidade de atacar no estrangulamento. A velha guarda Helio Gracie na gola é duplamente eficaz porque realiza duas coisas ao mesmo tempo:

Quando você pode estabelecer as pegadas que você quer, você tem uma vantagem em controlar seu oponente. Idealmente, esses apertos favoritos ex. Apertos de manga de guarda de aranha levam diretamente ao seu ataque de submissão de triângulo mais perigoso.

Do outro lado da batalha de agarrar, negar as manobras de passe do seu oponente é uma habilidade que nós testemunhamos em uma competição de alto nível pelo jogador de guarda.

3) QUADRIL SOLTO

Quantas vezes, durante um treino ou campeonato, você ouviu ouviu seu professor gritar “Fuga de Quadril!”?

Muitas vezes para contar!

A capacidade de gerenciar o espaço entre o guardeiro e o passador é tão importante quanto qualquer ataque que você possa fazer. Assista a um treino de faixa preta e preste atenção na movimentação de quadril para o ajuste das posições que eles fazem.

Estamos acostumados a usar nossos braços para realizar a maioria de nossas tarefas na vida diária e devemos aprender a usar nossas pernas e quadril. É por isso que executar vários exercícios (como rolamentos e fugas de quadril) é tão importante no início do treinamento de jiu-jitsu.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *