Gracie Barra Brasil

Jiu-Jitsu for Everyone
Gracie Barra wear
Search

GB Blog: O uso da logo Gracie Barra e a importância da sua integridade

O escudo vermelho GB nasceu por volta dos anos 2000, quando o Mestre Carlos Gracie Jr começou a traçar o projeto que sonhava para o crescimento da Gracie Barra.

O Mestre sonhava com uma logo forte que gerasse impacto tanto no kimono, quanto nas escolas, sempre com o sentido de unir e fortalecer o grupo. Os primeiros desenhos já carregavam o G em forma tringular, mas os traços e cores ainda não transmitiam aquilo que Carlinhos desejava para ecoar pela eternidade das suas escolas.

Ao lado dos seus alunos, o Mestre desenhou e definiu aquela que seria a marca eternizada do nosso time: o escudo vermelho Gracie Barra. Esse foi o primeiro de um dos mais importantes passos para o sucesso do nosso time.

Hoje as escolas GB possuem o suporte da Associação da GB Brasil para o desenvolvimento da logo das suas unidades. O escudo vermelho, como definidos pela regras do PCE em sua última versão (janeiro de 2017, item 1), prevê que,


“Conforme
se percebe pelo certificado do INPI, os direitos da marca Gracie Barra – Carlos Gracie Jr., estão devidamente registrados sob o no. 901544582 – ou seja, trata-se de um REGISTRO PARA A INSTRUÇÃO DE ARTES MARCIAIS, Metodologia de Ensino Gracie Barra desenvolvida pelo Mestre Carlos Gracie Jr. e ensinada do PCI (Programa de Certificação de Instrutores) da Gracie Barra. As escolas Gracie Barra qualificadas como Oficial ou Premium tem o direito de utilizar a marca Gracie Barra no formato abaixo. O logo é inviolável dentro e fora da escola, em seu interior não pode ser acrescentado nada, nem o nome do professor. *Escola experimental não pode utilizar o logo da Gracie Barra.”

Os valores fundamentais da Gracie Barra e tudo o que o Escudo Vermelho representa, ficam em perigo quando os instrutores, atletas ou alunos se comportam de maneira contrária àqueles valores. Exemplos de comportamentos que colocam o Escudo Vermelho em perigo incluem:

  • Vestir, durante uma aula ou torneio, algo que não seja o uniforme da GB
  • Não seguir o currículo estabelecido pela GB
  • Tentar misturar um outro nome ou marca com a Gracie Barra
  • Agir ou falar de formas contrárias ao que estabelece as regras de conduta no tatame da GB ou os princípios da esportividade.

Uma famosa frase em inglês sobre equipe diz que: There is no “I” in “Team” (algo como “não existe a palavra ‘eu’ (a letra ‘I’) dentro de ‘equipe’”) Este mantra é extremamente válido para proteger a integridade do Escudo Vermelho da Gracie Barra. Quando o Mestre Carlos Gracie Jr. decidiu dar o nome de “Gracie Barra” para a organização, ele já mostrava a importância do trabalho em equipe. Ele não optou por usar seu nome pessoal para inflar o próprio ego. Ao invés disso, formou uma organização inteira baseada no trabalho em equipe.

O Mestre Carlos Gracie Jr. não é o único mentor do mundo esportivo a reconhecer o valor do trabalho em equipe. O famoso treinador de futebol Vince Lombardi certa vez definiu o trabalho em equipe como o “compromisso individual em prol de um esforço do grupo”. Na Gracie Barra nós confiamos nesse esforço do grupo para continuarmos sendo a maior e mais forte equipe do mundo.

Juntos com a equipe Gracie Barra podemos realizar muito mais do que se estivéssemos agindo sozinhos, perseguindo objetivos pessoais de forma independente. Quando compartilhamos objetivos comuns, somos capazes de maximizar os nossos pontos fortes e reduzir as nossas fraquezas. Pedimos a todos os nossos membros para agirem como guardiões do Escudo Vermelho da Gracie Barra, oferecendo seguidas e consistentes mensagens sobre o trabalho em equipe, a dedicação, a responsabilidade e o sucesso.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *