Gracie Barra Brasil

Jiu-Jitsu for Everyone
Gracie Barra wear
Search

GB Blog: Competição – Será que estou pronto?

Falar sobre competição é contagiante! Uma tarefa fácil que não exige muito daqueles que já tiveram ou têm experiência no assunto. Mas e quem nunca lutou, como saber se está preparado?

Não basta vestir o kimono e dizer “Pronto. Estou preparado para lutar!”. Representar a equipe é um ato de responsabilidade que deve ser pensado, planejado, para só então ser executado.

A seguir, você encontrará 3 dicas que ajudarão tanto a entender qual caminho trilhar até o seu primeiro campeonato. São 3 etapas indispensáveis para você que deseja entrar no mundo desportivo bem preparado. Vamos lá!

1 – CONSULTE SEU PROFESSOR: Antes de fazer a inscrição, pergunte ao seu professor/ instrutor se você já está apto. Ele saberá se você está prepardo de forma técnica, física e metal para o desafio. Caso não seja esse o melhor momento, não desanime! Continue treinando e se esforçando. Tenha em mente que o seu professor deseja sempre o seu melhor.

Ele saberá se você possui um nível técnico que o permita lutar sem se machucar, além de evitar possíveis frustrações. Estas podem vir a te desanimar de prosseguir da sua jornada rumo à faixa preta. Seja paciente ;).

2 – QUAL CAMPEONATO DEVO LUTAR? Campeonatos acontecem todos os fins de semana, no entanto nem todo evento está preparado para dar o suporte necessário ao atleta. Busque por campeonatos realizados por entidades reconhecidas do jiu-jitsu brasileiro – CBJJ/ IBJJF ou Federação do seu estado.

A organização dos eventos realizados por orgãos oficiais do bjj incluem toda a assistência necessária no caso de lesões e, além disso, cumprem com os horários previstos nos cronogramas.

Este último ponto, por mais simples que seja, em campeonatos menores, por vezes não é respeitado e acarreta no desgaste do atleta (principalmente daqueles que estão perdendo peso ou percorrem grandes distâncias) e todos aqueles que o acompanham.

3- PARTICIPAÇÃO NOS TREINOS DE COMPETIÇÃO: As aulas regulares são essenciais. Mas quando há um campeonato como objetivo, tornar-se indispensável a participação nos treinos de competição. Normalmente, eles são mais cansativos e exigem mais do seu condicionamento físico.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *