Gracie Barra Brasil

Jiu-Jitsu for Everyone
Gracie Barra wear
Search

CIGB – DIA 3: COMPETIÇÃO GB

A Conferência Internacional da Gracie Barra aconteceu para reunir toda a família GB para compreender, estudar e aprender na prática as ferramentas necessárias para obter 100% de êxito na missão “Jiu-Jitsu Para Todos”. Os campeonatos estão inclusos nesse objetivo e não poderiam ficar de fora desse importante capítulo da história da GB.

Dessa vez em sua primeira versão em âmbito nacional – o 1º Brasileiro Interno GB,  contou com a presença de mais de 500 atletas, desde crianças as diferentes categorias de Master. Outra novidade foi o tatame adjacente à área de lutas, exclusivo para aulas laboratórios durante o campeonato. Um dia de aprendizado e muita luta!

A competição começou com as categorias infantis do nosso programa GBK. A criançada iníciou o dia dando um show de jiu-jitsu e fofura para a platéia! Professores e familiares dividiram a torcida pelos pequenos campeões do futuro GB. Um momento único e especial, afinal, nossas crianças são a garantia de que o legado GB permanece vivo.

Enquanto os nossos pequenos se divertiam lutando, quem estava de fora aproveitou a oportunidade para aprender boas defesas com o Mestre Pascoal Duarte na aula, “Conceitos Essenciais para Boas Defesas no Jiu-Jitsu”.

“Achei muito interessante a proposta de ministrar aulas durante o I Campeonato Interno da GB. Isso inicia a transformação dos campeonatos em algo que vai além de competir ou assistir as lutas. Traz para os eventos mestres e professores com a função de gerar conhecimento e disseminar valores. Para os lutadores uma opção a mais de aprendizado. Também é muito gratificante ver formar uma turma de forma espontânea, atraídos pela vontade de aprender e saber mais sobre o esporte. Mais uma vez foi possível comprovar o fascínio que esta luta exerce sobre as pessoas, sempre querendo aperfeiçoar seu próprio jogo. Fiquei feliz porque mesmo já estando a muito tempo nesta estrada pude participar desta inovação. Muito obrigado pelo convite e aos alunos que estiveram presentes a aula!”

(Mestre Pascoal Duarte, faixa coral, GB Boa Vista – RR)

Embora o último dia tenha sido reservado para a parte desportiva, a essência da nossa arte marcial – a defesa pessoa, teve seu espaço na aula “Conceitos de Defesa Pessoal para Mulheres” com a campeã do Pro Division dos Pesados, a professora Glaucia Braga.

“Foi incrível viver essa experiência de lecionar para mulheres e homens de diferentes unidades GB do país e do mundo! Mesmo que a parte desportiva seja prioridade nesse último dia da CIGB, a defesa pessoal tem que ser prioridade. Ela é fundamental e indispensável para as nossas vidas. Imagina o cara saber aplicar um armlock voador, mas não saber se defender de um abraço de urso?”

(Glaucia Braga, faixa preta, GB Rio de Janeiro)

Conforme as aulas aconteciam, as disputas pelas medalhas de ouro do 1º Brasileiro Interno GB rolavam ao lado. Na segunda parte do dia, nossos atletas adultos e masters vestiram o kimono e foram para a batalha. Nossos guerreiros mostraram um jiu-jitsu refinadíssimo. Destaque para os medalhistas de ouro azul adulto Jonatan Saint’Clarie (GB Jacarepaguá – 1º colocado no absoluto ) e Carllos Alves na faixa roxa (3º absoluto).

Por fim, o momento mais esperado do evento: a disputa do Pro Division e passagens para o Pan 2018

Mateus Valentim, medalha de prata na categoria Pro DIvision (Leve)

(IBJJF). Essa categoria misturou os faixas marrom e preta, adulto, com um só objetivo, definir os donos do primeiro cinturão do Brasileiro Interno da GB. Lutas em alto nível técnico, com destaques para os competidores Matheus Valentim (GB RJ) e Vinicius “Castigo” (GB Recreio), ambos há um passo da graduação mais almejada na arte suave, Os cinturões no masculino ficaram na GB Belo Horizonte com os atletas e professores, Claudio “Caloquinha” (Pesado) e Sergio Benini (Leve). No feminino, os cinturões ficaram na GB Rio de Janeiro (Matriz) com as black belts Vanessa Silva (Leve) e Glaucia Braga (Pesado).

“Lutei o Campeonato Brasileiro GB, nesse evento histórico da GB que marcou os 30 anos de história da maior escola de jiu-jitsu do mundo e na semi-final lutando contra um adversário duríssimo de mais de 115kg. Resisti a um armlock, onde rompi o tendão do peitoral maior. Graças a Deus, consegui sair, vencer a luta, me sagrar campeão e fazer parte da história desse evento. […] Podem ter certeza de que em breve estarei fazendo o que mais amo novamente. Só tenho a agradecer o carinho de todos que andam comigo, amo demais vocês!” 
(Claudio “Caloquinha” – GB BH)

 

 

 

Pro Division Adulto Pesado

 

Pro Division Leve Masculino

Pro Division Pesado Feminino

Pro Division Leve Feminino

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *