Gracie Barra Brasil

Jiu-Jitsu for Everyone
Gracie Barra wear
Search

GB Entrevista: Prosperando com a GB – Arthur “Turô” Freitas

Nada pior do que conviver com a sensação de não estar 100% realizado. Essa era a realidade dos professores e amantes da arte suave que encontravam no jiu-jitsu a sua paixão, mas nunca se viam vivendo dela.

A Gracie Barra cresceu e fez o impossível ficar no passado. Atualmente a GB permite que centenas de professores e alunos vivam do que mais amam. O professor, Arthur “Turô” integra esse número de beneficiados pela missão Jiu-Jitsu Para Todos. Hoje, ele vive da arte suave e possui 2 escolas GB na maior capital econômica do país, São Paulo.

Arthur teve seu primeiro contato com a arte suave em 1996, aos 14 anos de idade, quando treinou por apenas alguns meses  e parou. Ele retomou o caminho três anos mais tarde e “parar” não fazia mais parte dos seus planos.
Treinar, competir e se tornar um grande atleta era uma pequena parcela do sonho. O principal objetivo de Turô ia além das medalhas. Ele almejava se tornar um respeitável professor da arte suave, como compartilhou conosco, “Eu queria viver de JJ e meu professor na época não vivia só disso. Falei que precisava me profissionalizar em questões que poucas pessoas davam importância como organização, didática, respaldo estrutural, mesmo para poder crescer e ele me autorizou prontamente a ir atrás dessa melhoria.”
Na sua implacável busca, através de uma conversa com o Sensei Henrique Machado – com quem treinou por um tempo em Manaus, o rumo da vida do paulistano mudaria de direção, “Conversei com o  Sensei e ele me disse, “Arthurzinho, tu vai ser GB e ponto”. Aí tudo aconteceu. Fui até o Liberi conversar, falei com outro colega também e recebi cartas de recomendação para adentrar a nossa organização”, lembrou o paulistano.
O escudo vermelho ganhou mais um representante. Nasceu a GB Vila Prudente, porém o foco em competição ainda era um ponto muito forte aqui na escola e o treino na sua maioria eram pesados e focados em ganhar campeonato. Após ouvir as palavras do Mestre Carlinhos falando sobre a missão GB, Arthur abraçou de corpo e alma a missão Jiu-Jitsu Para Todos, “Eu acredito que quando escutamos uma verdade ela “soa diferente” aos ouvidos e a filosofia do mestre veio exatamente junto ao que eu sempre idealizei pro JJ e o que eu gostaria de fazer parte, mas sem a estrutura e experiência dele não seria possível. Ouvi aquelas palavras e pensei, “tô dentro”. O Mestre foi o ser humano que mais me influenciou tanto na minha visão de mundo, quanto no profissional. Evolui muito! Gratidão ao Mestre”, contou Turô.
“O desafio como dono de escola e professor GB é nos mantermos emanando aquela energia que captamos quando escutamos e estamos em contato com as palavras e a visão do mestre Carlinhos. Assim como numa luta de JJ, todos os detalhes contam – higiene da escola, pontualidade, conteúdo técnico curricular correto, planejamento das aulas e nos mantermos sempre em evolução. O foco é a melhoria continua e manutenção para o alinhamento estar 100% dentro das nossas diretrizes.” (Profº Arthur Freitas)
Recentemente, a GB Vila Prudente ganhou uma nova cara. Após uma mega reforma, a escola ampliou o tatame e conta com um espaço específico para a preparação dos atletas das unidades lideradas por Arthur Freitas. As dificuldades e desafios fazem parte da caminhada, aos 34 anos, o faixa preta rumo ao 2º grau, vive o que sempre sonhou, mas não se limitou. Os sonhos agora giram em torno de expandir o trabalho da GB pelo estado e representar da melhor forma a equipe.
“Pretendo continuar expandindo e difundindo a visão do mestre Carlos Gracie Jr. através de mais escolas GB aqui na capital de SP – de uma maneira sólida e consistente –  e impactar positivamente na população das regiões que nossas escolas estão localizadas. As pessoas precisam conhecer o nosso sistema de ensino do Jiu-Jitsu: democrático, modular, progressivo. Quero que todo mundo treine conosco e melhore sua condição bio-psico-social.” (Profº Arthur Freitas)

2 respostas para “GB Entrevista: Prosperando com a GB – Arthur “Turô” Freitas”

  1. Anderson Feliciano disse:

    Ordem, disciplina, conduta e respeito. Parabéns Sensei, tenho muito orgulho de ser aluno dessa escola.

  2. carlos disse:

    O homem que atende ao seu chamado se completa e trás benfeitoria ao seu redor. Oss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *